Uma Politica salarial deve apresentar o seguinte conteúdo: 1- uma estrutura de cargos e salários, isto é, classificação dos cargos e as respectivas faixas salariais para cada classe de cargos.
2- salários de admissão para as diversas classes salariais. O salario de admissão para empregados coincide com o limite inferior da classe salarial.
Quando o elemento recrutado não preencher totalmente os requisitos exigidos pelo cargo, o salário de admissão poderá se inferior até 10 ou 20% do limite mínimo da classe salarial, devendo ser ajustado para esse valor após o período experimental, se o ocupante corresponder às expectativas.
3- previsão de reajustes salariais seja por determinação legal ou espontaneamente a critério da organização. Os reajustes salarias podem ser:
a) Reajustes coletivos: visam restabelecer o valor real dos salários, em face das alterações na conjuntura econômica do país. Quando os ajustes coletivos forem espontâneos, sua frequência dependerá da administração da empresa e não deve representar direito adquirido para novos ajustes, uma vez que serão compensados a época dos reajustes sindicais.
b) Reajustes Individuais: suplementam os ajustes coletivos. Podem ser classificados como:
*Por promoção: entende-se por promoção o exercício autorizado, continuo e definitivo de cargo diverso do atual em nível funcional superior.
*Por enquadramento: a empresa procura pagar salários compatíveis com os salários pagos no mercado de trabalho.
*Por mérito: são concedidos aos empregados que devem ser recompensados por seu desempenho acima do normal.
Os principais aspectos a politica salarial: São os seguintes:
· Os salários devem ser baseados primariamente no valor do cargo de acordo com a avaliação de cargos;
· As classes de cargos facilitam a estrutura administrativa, mas não proporcionam a história global na determinação dos salários;
· O sistema deve proporcionar maior remuneração para recompensar o mérito pessoal, desempenho e tempo de serviço. O bom desempenho deve ser premiado. A eficácia deve ser recompensada;
· O sistema deve ser flexível a fim de facilitar o desenvolvimento e a mobilidade interna do pessoal, além de acomodar mudanças motivadas por pressões inflacionarias externa e mudanças nos valores relativos de mercado;
· O sistema deve ajudar no recrutamento e na retenção de empregados adequados;
· Todas as pessoas devem estar conscientizadas dos respectivos componentes do sistema;
· O sistema deve facilitar o custeio e o controle dos salários e encargos sociais pagos aos funcionários;
· A situação nunca é estática. Deve permitir constantes adequadações ao futuro, com relação às previsões e orçamentos.
As vantagens que a politica salarial traz as organizações são: · Define o pensamento da organização sobre o assunto, enquadrando-o adequadamente a sua filosofia global;
· Expõe os princípios que representam o espirito que comanda as normas de administração salarial;
· Estabelece um sistema coerente e logico de normas e princípios sobre a remuneração;
· Possibilita a aplicação das faixas e classes salariais aos casos concretos, facilitando o tratamento no assunto.
Pirâmide da
politica salarial
0 comentários:
Postar um comentário