O método de avaliação de cargo por escalonamento também denominado método de comparação simples, consiste em dispor os cargos em um rol (crescente ou decrescente) em relação a algum critério de comparação. Recebe também o nome de comparação cargo a cargo pelo fato de que cada cargo é comparado com os demais em função do critério escolhido, como base de referência. Trata-se do mais rudimentar dos métodos de avaliação de cargos, pôs a comparação entre os cargos é global, sem considerar nenhuma analise ou decomposição. Assim, a comparação tende a ser superficial.
A primeira etapa para a aplicação desse método é a analise dos cargos para proporcionar a informação básica sobre eles. A informação deve ser cuidadosamente preparada, afim de que o avaliado possa trabalhar com dados objetivos. A duas maneiras de aplicar o método de escalonamento, a saber:
1- Definição dos limites superior e inferior do escalonamento: essa alternativa pressupõe as seguintes etapas :
A) Definição do critério de comparação entre os cargos (como a complexidade ou importância do cargo em relação aos objetivos da empresa).
B) Definição dos dois extremos do escalonamento, a saber:
* Limite superior: isto é, o cargo que possui a maior dose possível do critério escolhido (como o cargo mais complexo ou mais importante de todos).
* Limite inferior: isto é, o cargo que possui a menos dose possível do critério escolhido (como o cargo menos complexo de todos ou ainda menos importante).
C) Comparação dos cargos entre si (cargo a cargo) em função do critério escalonando- o em um rol (ordem crescente ou decrescente) em relação ao critério.
sábado, 11 de maio de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Texto copiado de Idalberto Chiavenato. Livro Recursos Humanos - O capital humano das organizações - Editora Campos - 9a. edição página 291 e 292.
ResponderExcluir